O Procon-Franca, unidade de defesa do consumidor, tem recebido inúmeras reclamações de pessoas se queixando contra práticas abusivas de cobranças para a entrega de mercadorias nesse período de lockdown.
O diretor da unidade, Luiz Antônio Murari, informou que os registros iniciais recebidos de consumidores, indicam que em determinadas situações tem uma elevação nas cobranças de taxas na ordem de 50%.
A recomendação é que as pessoas planejem, com antecedência, suas compras e pesquisem, pois referente ao setor de alimentos, existem muitos supermercados que oferecem a entrega grátis ou mediante taxas condizentes, de acordo com a localização da entrega.
Portanto, a primeira recomendação é que o consumidor pesquise, observando que alguns estabelecimentos condicionam a gratuidade na entrega a um determinado valor de compra, o que pelo Código de Defesa do Consumidor é proibido.
Em virtude do estado de lockdown, o Procon disponibiliza o e-mail: procon@franca.sp.gov.br, para que sejam registradas as reclamações, cujas mensagens deverão apresentar dados, como nome, endereço, data e horário do ocorrido para a devida apuração e processamento.
O tema foi assunto de reportagem especial no Jornal Redação (JR-23) que vai ao ar diariamente pela TV Franca às 19h pelo canal 23 - 523HD e nas plataformas digitais Facebook e Youtube.
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