NOTÍCIAS

Após reclamações, Prefeitura diz que vai corrigir falhas na vacinação

02/03/2021

As longas filas e alguns problemas geram reclamações de pessoas que buscam a imunização contra a Covid-19 em Franca. Diversas queixas foram feitas devido as situações enfrentadas em alguns locais definidos pela Secretaria de Saúde. 

Hoje (2) uma nota foi emitida a imprensa sobre os fatos e os registros e quais serão as medidas tomadas para evitar novos transtornos na cidade. Um dos principais motivos, é a falta de doses, que depende do Ministério da Saúde que encaminha aos Estados e que depois são distribuídas aos municípios. 

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu, do Governo do Estado, 7.919 doses de vacina contra à Covid-19, destinadas para a primeira dose da vacinação para o público-alvo estabelecido pelo Estado, desde o começo do Programa de Imunização.

Esta quantidade de doses encaminhada pelo Estado é insuficiente para atender o público-alvo, que começou na faixa etária de 90 anos ou mais, depois de 85 anos ou mais, 80 ou mais e, por último, 77 anos ou mais, que é composto por 13.078 pessoas em Franca.

Comunica ainda que, a mesma situação foi registrada para a vacinação dos profissionais de saúde, cujo público estimado é de 10 mil pessoas e foram encaminhadas, pelo Estado, para o município, 8.146 doses.

Com relação ao atendimento prestado nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde reconhece o registro de falhas estruturais e, informa que, serão adotadas todas as medidas para correções no atendimento.

A Prefeitura solicitou mais doses para a cobertura vacinal do público-alvo. A Prefeitura também decidiu que, assim que o município receber uma nova grade de doses, a prioridade é disponibilizar as vacinas ao público-alvo de 77 anos ou mais, que, pelo calendário estipulado, não recebeu a primeira dose do imunizante. Somente após cumprir a meta, a imunização será estendida para novos públicos-alvo.

CRONOGRAMA CONTINUA NESTA QUARTA-FEIRA (3/3) 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que está mantido a partir desta quarta-feira, 3, o atendimento, exclusivo, para a aplicação da segunda dose da vacina contra à Covid 19 para os idosos com 90 anos ou mais e para os profissionais de saúde da linha de frente de atendimento.

Os idosos estarão sendo atendidos em 4 Unidades Básicas de Saúde, sendo Leporace, Brasilândia, Estação e Ângela Rosa, das 9h às 13h, além do posto Drive Thru do Franca Shopping, das 9h às 18h. Já os profissionais de saúde da linha de frente poderão procurar as UBS do Parque do Horto, Luíza, Aeroporto I e Paulista, das 9h às 13h e no posto Drive Thru, no Poliesportivo, das 9h às 18h para a segunda dose.

A principal recomendação a essas pessoas é para que apresentem um documento pessoal com foto, CPF e o cartão de vacinação, contendo o registro da primeira dose.

Foto: Reprodução