NOTÍCIAS

Grupo Verdejar incentiva a preservação com plantio de árvores

15/06/2021

O Grupo Mulheres do Brasil por meio do Comitê Verdejar deu mais um belo exemplo na preservação do meio ambiente e da vida. Em ato simbólico realizado para marcar a Semana do Meio Ambiente, os voluntários fizeram o plantio da Árvore da Resiliência. 

Ação aconteceu na mata do Jardim Noêmia, local esse em que em dezembro de 2019 o grupo plantou e reflorestou com 3500 mudas de árvores uma área de preservação permanente a beira do Córrego Espraiado.

Porém em 2020 e 2021 essa mata foi atingida por incêndio e teve muitas mudas queimadas. E esse mesmo grupo replantou 700 novas mudas. O plantio simbólico realizado faz alusão à resiliência, que é a capacidade de voltar ao seu estado normal. A "Árvore da Resiliência" é símbolo do desejo do grupo em ver essa mata crescendo e oferecendo muitos benefícios ecossistêmicos na área, até mesmo no microclima.

Lembrando que as áreas de preservação permanente não podem ser desmatadas. As árvores garantem a segurança hídrica pois não existe sistema de abastecimento de água sem a preservação das matas ciliares.

Sem as árvores a chuva vira enxurrada, a água corre sem obstáculos de forma violenta, carrega todo tipo de sedimentos, causa erosão do solo, assoreamento dos rios e nos centros urbanos as tão temidas enchentes.

A árvore por si só já simboliza equilíbrio em todos os seus aspectos, pois atua diretamente nos fatores fundamentais para a manutenção das mais diversas formas de vida, melhora a qualidade do ar, diminui a poluição, serve de moradia para inúmeras espécies de animais, fornece alimentos e produtos, proporciona sombra, reduz a temperatura, melhora a umidade do ar, evita a erosão do solo e também deixa as paisagens muito mais belas.

Veja a reportagem especial apresentada no JR23 que diariamente vai ao ar pela TV Franca às 19h no canal 23, 523 HD e nas plataformas do Facebook e Youtube.

VEJA: